Um dos grandes desafios para um fotógrafo é clicar objetos metálicos, que tendem refletir tudo ao seu redor: seu estúdio, seu equipamento, sua câmera e de quebra, você!
Para resolver este tipo de problema, tenho alguns truques na manga. Não basta apenas pensar na iluminação do produto e eliminar os reflexos, é necessário saber o que será refletido.
Eliminar completamente o reflexo de um objeto metálico o torna opaco, fosco, com aspecto de plástico.
Na Revista Técnica & Prática, edição 18 usei 5 exemplos.
O batom é um produto de beleza e a captura de sua imagem deve passar essa mesma sensação de charme e beleza ao consumidor.
Para esta situação criei um fundo branco com uma colméia de fundo e uma espécie de tenda feita de papel vegetal, com uma luz lateral para criar o efeito de volume no corpo metálico.
Fotografar um objeto totalmente metálico, como um pegador de salada de inox, costuma ser um grande problema. Não basta eliminar os reflexos é necessário manter o volume, caso contrário o objeto terá um aspecto de plástico ou fosco.
Conversando com colegas através de fóruns e grupos de fotografia, testei uma nova dica- gambiarra: utilizei uma fórmica branca enrolada e posicionei o objeto dentro dela, com um softbox vindo das duas aberturas. A grande sacada é usar apetrechos que criem volume no metal. Usei plaquinhas pretas de foam board.
Outro objeto que escolhi foi um frasco de loção de beleza, um item que deve chamar a atenção dos consumidores.
Neste caso usei apenas um difusor na frente do softbox para que o próprio softbox não aparecesse no produto e dois mini rebatedores um de cada lado do frasco, para criar marcas de volume. Fundo 100% branco, com ajuda de uma colmeia.
Um outro objeto de inox, um porta-adoçante, com áreas arredondadas.
Utilizei dois softboxes laterais e uma colmeia de fundo. Criei marcas pretas laterais com plaquinhas pretas de foam board e as listras brancas são reflexos do próprio softbox.
Pequenos ajustes de photoshop são necessários para ajustar a imagem.
Às vezes os reflexos podem ser eliminados trabalhando com a perspectiva do objeto e do ângulo a ser fotografado.
No caso deste ralador, girei a peça até encontrar um ângulo bom e fotografei de frente mas não no eixo, um pouco acima dele.
Usei dois softboxes laterais e uma colmeia de fundo.
Não existe uma receita de bolo para fotografar objeto X ou Y. O fotógrafo precisa explorar, testar e improvisar.
Desde 1996 trabalhando como fotógrafo especializado em estúdio, o fotógrafo Newton Medeiros é um profissional com um amplo didatismo. Expert em fotografia de publicidade, book e moda, o ex-designer e publicitário, ministra cursos sobre fotografia básica, fotos em estúdio para produtos e moda e tratamento de imagem, entre outros em sua escola/estúdio, localizado em Guarulhos, na grande São Paulo.
Estúdio Newton Medeiros: Novidades e Serviços O estúdio Newton Medeiros está sempre em busca...
A busca pela fotografia perfeita para seu perfil profissional ou político é uma jornada...
A impressão Fine Art é uma forma de arte que ganha cada vez mais...
A fotografia de joias é sempre um desafio, pois são peças pequenas e com...
Acabei de lançar o curso on-line, fotografia de produtos (módulo 01) baseado em tudo...
Quer saber como fazer um fundo 100% branco para fotos de e-commerce? vamos começar...