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10 Truques de Iluminação

2012-03-27 | por Newton Medeiros

Para se obter bons resultados na hora do click, não basta montar as luzes e apertar o botão.  É necessário muita técnica, truque, segredos e o principal: horas e horas de estudo e pesquisa.

Dentro do estúdio, apesar de você controlar a luz, o tipo e a quantidade, a coisa começa a complicar sem o uso do flashmeter. Se usa a mesma luz sempre do mesmo jeito, claro que sabe qual fotometria usar, mas e se tiver que acrescentar uma luz de recorte? E se for fotografar um produto, que tenha uma superfície brilhante e metálica? Ao fotografar uma modelo, faz a foto com sombra ou sem sombra? Bater o branco? Modelo com vestido branco em fundo branco, o que fazer? E modelo com roupa preta em fundo preto, como fazer para não fechar tudo? Como se fotografa alimentos e mostrar aquela textura e aparência de dar água na boca?

Criei 10 situações dentro do estúdio que todo fotógrafo acaba passando e virou matéria para a Revista Fotografe Melhor.

Nessa primeira situação, quis enfatizar a importância do uso do flashmeter. Claro que você consegue fazer a foto sem o uso do aparelho, mas na base do chute.
Quando se usa mais de uma fonte de luz,  com luz de recorte, luz de cabelo,  luz lateral, o flashmeter dá precisão necessária para que o click seja perfeito!

Nikon D700 lente 24-120mm Foto da esquerda: ISO200, 1/100s, f/9.0 Foto da direita: ISO200, 1/100s , f/16

 

Outro tópico importante é o Balanço de Branco. Mesmo com todos os benefícios do formato RAW, ” bater o branco”  é essencial principalmente em fotos de publicidade e moda.

 

 

Fundo 100% branco e modelo com roupa branca: um grande desafio para fotógrafos inexperientes dentro de um estúdio. Costumo fazer fundo branco com luz rebatida, para não pontuar o fundo. Lembrando que para se obter o fundo branco ele deve ter dois pontos de luz a mais em relação a iluminação na frente, exemplo: se a iluminação na modelo está em f/8, o fundo deve estar com f/16 para se conseguir o branco.
Neste caso usei um octobox frontal e a diferença entre as duas fotos está no volume criado com o uso de bloqueadores laterais na foto da direita.

 

Fundo preto e modelo com roupa preta:  outro grande desafio. Muitas vezes a foto acaba ficando toda escura, com a roupa se fundindo com o fundo.
Neste caso o grande segredo está em não usar apenas luz frontal, mas luzes laterais e se possível uma de recorte e/ ou luz de cabelo, quando a cor do cabelo da modelo é escura também.

Nikon D700 lente 24-120mm Na foto da esquerda: ISO200, 1/100s, f9 Na foto da direita: ISO200, 1/100s, f/11

 

Luz de beleza, a famosa luz de beauty nada mais é que um difusor 45º frontal, com ou sem rebatedor debaixo.

 

Fundo com sombra e sem sombra: basta descolar a modelo de perto do fundo e pronto!
Neste caso usei uma sombrinha perolada, frontal.

 

Com uma única fonte de luz também é possível fazer belas fotos. Neste caso, um softbox à direita da câmera inclinado 45º.
Consegue-se um resultado diferente  usando um rebatedor, notem a diferença:

Nikon D700 lente 24-120mm ISO200, 1/100s, f11

 

E como conseguir fotos que dão água na boca? O segredo está na valorização da textura do alimento, no volume. E como se consegue obter a textura de um alimento numa foto? Fonte de luz vinda de trás do prato.  Neste caso usei um softbox atrás da cena, uma fonte com uma colméia na lateral direita vinda detrás e um pequeno rebatedor na lateral.
Na foto da esquerda, o prato está ” chapado” , com dois softboxes lateralmente.

Nikon D700 lente 24-120mm ISO200, 1/1000s, f/11

 

Duas soluções para fotografar uma garrafa de vinho:
Na primeira foto usei dois softboxes laterais, um de cada lado, com dois difusores na frente de cada soft e dois rebatedores na frente.
Na segunda foto utilizei dois softboxes laterais, um de cada lado do vinho e um octobox frontal para iluminar o rótulo.

Nikon D700 lente 24-120mm Na foto da esquerda: ISO200, 1/160s, f/11 Na foto da direita: ISO200, 1/160s,f/9

 

E como fotografar um produto eletrônico com display aceso?
Parece fácil, mas não é tão simples como se pensa.
Aqui usei um octobox frontal e câmera no tripé. Porém a primeira foto ficou com display escuro por ter usado uma velocidade alta. Na segunda foto abaixei a velocidade para 1/10s e obturador em segunda cortina.

Nikon D700 lente 24-120 Na foto da esquerda: ISO200, 1/160s, f/9 Na foto da direita: ISO200, 1/10s, f8

A matéria completa você pode encontrar na Revista Fotografe Melhor, edição 185 , de fevereiro de 2012.

Newton Medeiros

Desde 1996 trabalhando como fotógrafo especializado em estúdio, o fotógrafo Newton Medeiros é um profissional com um amplo didatismo. Expert em fotografia de publicidade, book e moda, o ex-designer e publicitário, ministra cursos sobre fotografia básica, fotos em estúdio para produtos e moda e tratamento de imagem, entre outros em sua escola/estúdio, localizado em Guarulhos, na grande São Paulo.

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