The world's mostpowerful website builder.

ColorCheker , como usar?

2013-08-01 | por Newton Medeiros

 

 

Você não pode confiar apenas no seu olho para aferir a qualidade de cor das fotos. Os olhos podem enganar quando é preciso definir corretamente as luzes e cores em um trabalho fotográfico. Por isso se usa o ColorChecker, um cartão (traget) quadriculado de 24 cores preparadas cientificamente para representar os temas cotidianos, como a pele humana (clara e escura), o azul do céu e a cor da fuligem, o padrão RGB e CMY, entre outros.

Para aferir corretamente as cores das fotos, você pode usar o cartão ColorChecker padrão (como o utilizado aqui por Newton Medeiros) ou ColorChecker Passaport, um produto pequeno, revestido com plástico, que lembra um estojo de maquiagem. Ambos são produzidos pela empresa X-rite e comercializados no Brasil pela Coralis (www.coralis.com.br).

textos: Livia Capeli

Veja moco usar o produto.

 

 

1 – Para um padrão de cores perfeito, calibre o seu monitor usando um calorímetro. Newton Medeiros indica os da marca Eye-One ou Colormunki Display.

Colormunki

Colormunki

 

2 – Depois de montar a iluminação, faça a fotometria , em seguida o ajuste de temperatura de cor (equilíbrio de branco) da câmera com a ajuda de um cartão cinza ou de uma folha de papel branco .

Cartão Cinza Kodak

Cartão Cinza Kodak

Lembre-se de que, se modificar a luz no estúdio, será preciso refazer o processo.

 

3 – Na seqüência, fotografe o target do ColorChecker usando a mesma iluminação preparada para realizar o trabalho. Deixe o ColorCheker bem visível na foto. Guarde essa imagem para ser acessada na pós-produção e inicie a sua sessão de fotos.

JP_2012_3376PQ

 

4 – Terminando o trabalho, importe as imagens para o programa Lightroom ou Adobe Camera Raw. Abra a foto que você fez do ColorChecker. Com a ferramenta conta gotas, aplique em um dos tons de cinza (o segundo ou terceiro, por exemplo). Feito isso, inicie normalmente os ajustes básicos da exposição, contrastes e níveis de branco, entre outros.

Captura de Tela 2013-08-01 às 20.33.30

Newton Medeiros

Desde 1996 trabalhando como fotógrafo especializado em estúdio, o fotógrafo Newton Medeiros é um profissional com um amplo didatismo. Expert em fotografia de publicidade, book e moda, o ex-designer e publicitário, ministra cursos sobre fotografia básica, fotos em estúdio para produtos e moda e tratamento de imagem, entre outros em sua escola/estúdio, localizado em Guarulhos, na grande São Paulo.

Matérias relacionadas
Impressão de Fotos

A impressão de fotos com qualidade fine art é uma técnica que permite obter...

Dificuldades na fotografia de joias?

A fotografia de joias é sempre um desafio, pois são peças pequenas e com...

Curso de Fotografia de Produtos (on-line)

Acabei de lançar o curso on-line, fotografia de produtos (módulo 01) baseado em tudo...

Fundo 100% branco para fotos de produtos

Quer saber como fazer um fundo 100% branco para fotos de  e-commerce? vamos começar...

Coleção Estúdio Prático – Moda – Newton Medeiros

Fotógrafo profissional de larga experiência e professor de Fotografia, Newton Medeiros une o seu...

Coleção Estúdio Prático de Newton Medeiros

Book – Aprenda com dicas e esquemas de luzNeste volume, o fotógrafo e professor...