The world's mostpowerful website builder.

Fotografia de Gastronomia

2012-08-31 | por Newton Medeiros

Na Revista Técnica & Prática deste mês, escolhi um tema de da água na boca! A fotografia de alimentos é um grande desafio, pois não basta iluminar o prato é necessário valorizar a textura, a cor, brincar com o desfoque, tudo para que o leitor coma a imagem com os olhos.

Como exemplo, fotografei num belo restaurante de Guarulhos (SP), que cedeu o espaço e os pratos para que pudesse criar algumas destas imagens.

Antes de mais nada procuro sempre bater o branco para ajustar o white balance e usei o Colorchecker em cada nova iluminação, para otimizar meu trabalho.

“Bater o branco” e Colochecker

No primeiro prato, carne de cordeiro com polenta, brinquei com a luz de três maneiras diferentes.

No primeiro, usei uma única fonte de luz com um softbox em 90 graus, lateral e rebatedor do lado oposto, onde apenas a carne de cordeiro foi valorizada, com um brilho forte.

Nikon D700, lente 105mm macro, ISO 200, f/11, 1/100s

 

No segundo caso, usando o mesmo prato, posicionei o softbox inteiramente de cima, com dois rebatedores laterais.  Neste caso, a polenta ganhou mais textura.

Nikon D700, lente 24-120mm, ISO 200, f/16, 1/100s

Na terceira alternativa para o mesmo prato,  utilizei a mesma posição do softbox, vindo de cima e adicionei uma segunda fonte de luz com um refletor base com uma colméia, como luz de recorte, vinda de trás do prato.  Esta adição da luz, criou brilhos na textura da carne e da polenta que deram um aspecto apetitoso à comida.

Nikon D700, lente 24-120mm, ISO 200, f/18, 1/100s

 

 

O próximo prato foi um delicioso filé de salmão ao molho de pimenta- rosa, acompanhando um risoto de aspargos. Resolvi criar um tom mais quente neste prato, para dar um toque de elegância. Neste caso, utilizei uma luz contínua, vindo de cima e ao fundo para criar um efeito suave e quente  e um softbox lateral em 30 graus, lateralmente ao prato, para destacar a textura. Rebatedores foram adicionados do lado oposto da fonte de luz e na frente do prato, somente para amenizar um pouco a sombra.

Nikon D700, lente 24-120mm , ISO 200, f/8, 1/100s

O próximo prato foi uma apetitosa salada de camarão.
Aproveitei a área externa do local e fiz uso da luz natural, o sol, como luz principal. Acrescentei um softbox apenas como luz de preenchimento. Escolhi um ângulo no qual pudesse aproveitar o jardim como fundo da composição.

Nikon D700, lente 24-120mm, ISO 200, f/8, 1/100s

Maiores exemplos e maiores detalhes você pode encontrar na Revista Técnica & Prática ed. 28.

Newton Medeiros

Desde 1996 trabalhando como fotógrafo especializado em estúdio, o fotógrafo Newton Medeiros é um profissional com um amplo didatismo. Expert em fotografia de publicidade, book e moda, o ex-designer e publicitário, ministra cursos sobre fotografia básica, fotos em estúdio para produtos e moda e tratamento de imagem, entre outros em sua escola/estúdio, localizado em Guarulhos, na grande São Paulo.

Matérias relacionadas
Impressão de Fotos

A impressão de fotos com qualidade fine art é uma técnica que permite obter...

Dificuldades na fotografia de joias?

A fotografia de joias é sempre um desafio, pois são peças pequenas e com...

Curso de Fotografia de Produtos (on-line)

Acabei de lançar o curso on-line, fotografia de produtos (módulo 01) baseado em tudo...

Fundo 100% branco para fotos de produtos

Quer saber como fazer um fundo 100% branco para fotos de  e-commerce? vamos começar...

Coleção Estúdio Prático – Moda – Newton Medeiros

Fotógrafo profissional de larga experiência e professor de Fotografia, Newton Medeiros une o seu...

Coleção Estúdio Prático de Newton Medeiros

Book – Aprenda com dicas e esquemas de luzNeste volume, o fotógrafo e professor...