The world's mostpowerful website builder.

Cuidados na hora do click

2012-07-20 | por Newton Medeiros

Ministro cursos há 14 anos, ensino técnicas de iluminação em estúdio, montagem de sets, direção de modelos, dicas de composição, produção, corte da foto, mas uma das grandes dificuldades que vejo em muitos fotógrafos é o ângulo em que ele fotografa e a distância focal que é usado.

No dia a dia dos cursos sempre vejo alguns alunos fotografando em grande angular, aproximando-se da modelo,  posicionando- se de cima para baixo. Isso distorce a pessoa e brinco com os alunos que isso transforma a modelo em um  E.T. e convenhamos, ninguém quer isso!

Então sempre bato na mesma tecla e digo para fotografarem em tele, no mínimo acima de 50mm e sempre que forem fotografar alguém de corpo inteiro, ABAIXEM, mantenham-se  no eixo do modelo. Para fotos de retrato também vale a dica: fotografem no eixo do rosto da pessoa, não de cima e nem debaixo!

Isso acontece pois como o próprio nome diz, a lente grande angular projeta uma área de imagem maior, em uma distância menor. Isso distorce a perspectiva. Lentes “mais longas” , ou tele,  amplia a distância entre objetos, cria uma maior profundidade de campo e distorce menos.

Gostaria de demonstrar um exemplo mas ninguém no estúdio quer posar de cobaia, então usarei uma foto que estava circulando no facebook:

Newton Medeiros

Desde 1996 trabalhando como fotógrafo especializado em estúdio, o fotógrafo Newton Medeiros é um profissional com um amplo didatismo. Expert em fotografia de publicidade, book e moda, o ex-designer e publicitário, ministra cursos sobre fotografia básica, fotos em estúdio para produtos e moda e tratamento de imagem, entre outros em sua escola/estúdio, localizado em Guarulhos, na grande São Paulo.

Matérias relacionadas
Impressão de Fotos

A impressão de fotos com qualidade fine art é uma técnica que permite obter...

Dificuldades na fotografia de joias?

A fotografia de joias é sempre um desafio, pois são peças pequenas e com...

Curso de Fotografia de Produtos (on-line)

Acabei de lançar o curso on-line, fotografia de produtos (módulo 01) baseado em tudo...

Fundo 100% branco para fotos de produtos

Quer saber como fazer um fundo 100% branco para fotos de  e-commerce? vamos começar...

Coleção Estúdio Prático – Moda – Newton Medeiros

Fotógrafo profissional de larga experiência e professor de Fotografia, Newton Medeiros une o seu...

Coleção Estúdio Prático de Newton Medeiros

Book – Aprenda com dicas e esquemas de luzNeste volume, o fotógrafo e professor...